terça-feira, 22 de abril de 2014

Primeiras Impressões com Windows Phone 8.1


Olá caros leitores, cá estou eu novamente, agora com uma analise do Windows Phone 8.1 Preview, vou aqui dar minhas primeiras impressões, mostrar as novidades, os erros, o que deveria ter continuado como era, e o que pode melhorar, então vamos ao que interessa.

O Windows Phone 8.1 teve sua versão preview for developers lançado no dia 14/04, e não só os desenvolvedores  a instalaram, mas também como os usuários comuns, tal como eu e você, (se você não tem ainda a nova versão clique aqui veja como conseguir).

Personalização


Umas das coisas mais esperadas na atualização era a possibilidade de por uma imagem no fundo, como no Windows 8.1 (no lugar do preto e branco que sempre tivemos), porem a Microsoft® surpreendeu a todos,  incluindo essa opção as tiles, muitas pessoas reclamaram, porem ficou muito mais atraente, e mais elegante. As tiles são muito próximas, e ficaria estranho e feio colocar uma imagem atrás delas.
 

Outra opção de personalização que foi incrementado ao Windows Phone, foi a terceira coluna de tile, inicialmente apenas os grandões (com mais de 4,5") receberiam essa opção e de novo a Microsoft® nos surpreendeu, e habilitou isso a todos os Windows Phones, então se você tem um lumia 620 vai ter a terceira fileira de tile, e claro com a opção de habilitar e desabilitar, simples, fácil, porem com grande impacto

 




Outro aspecto que foi apresentado durante a Build foi a nova lockscreen, porem não foi liberada junto ao Preview, e tudo indica que seja um app que forneça essa novidade interessante ao nossos lumias, vamos aguardar, pois terá pequenos updates ao longo do ano.

Central de Notificações

A aguardada central de notificações apareceu no windows phone, e me decepcionei em relação a isso, quando atualizei meu 920, e vi a central pela primeira vez, foi como ver um android, infelizmente essa foi minha primeira impressão, não foi como eu imaginava. A algum tempo atrás eu ouvi rumores de uma central de ações para windows phone, e me animei com a ideia, mas esperava algo diferente do modelo atual (android, iOS) eu pensava em algo mais semelhante ao swipe do N9, apenas uma coluna de tiles um pouco menor com o numero de notificações para cada app, isso deslizando o dedo da esquerda para direita, porem nesse aspecto a Microsoft resolveu seguir as concorrentes e oferecer uma melhor experiência para os novos usuários.

A central de ações (apesar da pequena decepção) foi uma mão na roda, se você usa dois apps para conversar, sms, uma conversa interessante no facebook, ou então recebe muitos emails, vai ajudar muito, já que é ali que ficara as notificações, separadas por apps, e ainda terá suas live tiles ativas como sempre, então assim como eu você não foi muito com a cara da central de ações, você terá suas tiles ali para te ajudar.
 

Cortana

A cortana, a musa do windows phone, chegou, porem só para os americano, ou para quem fala inglês, então se você manja da língua inglesa, é só trocar sua região e seu idioma para US, e ela estará lá ao seu dispor, para realizar diversas tarefas, eu gostei bastante dela, apesar de que ela não sabe falar meu nome, mas ela canta, tem humor, é bem inteligente e ajuda bastante, mas ela só fala inglês por enquanto. O que foi um tremendo erro foi não ter o Bing Vision fácil, como antes, agora é na câmera que chegamos ate esse recurso muito util.
                              
Ela não entendeu meu nome
                                     
 

Integração com as redes sociais

Uma coisa que achava muito legal no windows phone desde do meu 710, era a integração com o facebook, e twitter eu tirava uma foto, e já compartilhava, de uma forma simples, rápido, ali direto da câmera ou do hub fotos, e isso foi retirado, se eu quiser compartilhar algo no facebook, o sistema abre o app, e demora para abrir, já  na questão do twitter foi mantido a sincronização, porem também abre o app, já pronto para upar a  foto. Outra coisa que mudou foi o hub “EU”, antes também fazíamos atualizações direto do windows phone, sem abrir nada, apenas digitava e mandava, isso foi mantido com o twitter, porem ao escolher facebook, ele te redireciona ao app, isso é muito ruim, é chato, perde um pouco da identidade do sistema, adorava me gabar na escola, pois eu postava fotos e status mais rápidos que meus amigos, e isso me foi tirado, isso foi uma mancada da Microsoft, foi um tiro no pé, mas espero que eles percebam isso e volte ao “normal”.
 

Aplicativos Nativos

 

Xbox Music


Alguns apps do sistema foram atualizados, e alguns tiveram êxitos, e outros não propriamente dito, um exemplo de patinho feio da família, é o xbox music (antigo music+video), se você assim como eu gostava do simples e simpático player de musica do windows phone, lhe trago más noticias, ele foi modificado, tanto no layout, tanto nas funcionalidades, foram acrescentadas mais funcionalidades, tal como a possibilidade de criar listas de reproduções (o que fazia uma falta danada), mas eu troco  sem problema nenhum as listas, pelo antigo music+video, um dos problemas que eu vi de cara, foi a demora que ele leva para atualizar minhas musicas, ficou quase 1 minuto, o que antes era instantâneo, outra coisa extremamente irritante é o fato que ele fica atualizando constantemente, sem pausas, se procuro uma musica por exemplo, ele vai ficar atualizando, outra coisa que percebi, foi que ele não adiciona todas as musicas, sincronizei 600 musicas, e senti falta de varias musicas na minha lista, e o player não toca todas as musicas, se eu tiver 30 musicas na letra ‘A’ ele vai tocar as 30 musicas, e talvez algumas exceções, o que chega a ser um tanto frustrante.
                      


 

 

 Câmera


O software da câmera teve umas mudanças, eu notei uma melhora nas imagens, e o aplicativo da câmera também foi reformulado (talvez para competir com o Nokia Câmera) agora inclui comandos de fáceis acessos e personalizados, ficou bem interessante, e bonito.

   

 

Hub Fotos


O hub de fotos foi redesenhado, e novamente foi uma pequena decepção ver as minhas fotos por lá, antes no WP8, o hub foto era bonito, elegante e  organizado, com a atualização, esta desorganizado, ele ordena as imagens conforme a data, então as fotos tirada, ou salvas no dia 20 de abril será separada das outras, mesmo sendo de meses iguais (o que pode ser configurado), e todas as imagens são agrupadas, as fotos da câmera, as imagens salvas e as que se recebe no whatsapp, o que confundi um pouco a cabeça, mas com um ‘tapinha’ para o lado as pastas são organizadas da forma antiga. E para minha ‘alegria’ não pode fazer upload de imagens salvas, ou screenshots para o Onedrive, era algo muito útil para mim.

Outros apps


A Microsoft adicionou um app chamado podcasts, que era junto ao music+video, agora esta separado, e pelo o que eu vi e mexi, é bem competente e ficou muito mais fácil obter podcasts, você pode procurar no bing por palavras chaves, ou simplesmente colar a url, simples, e fácil. Outros apps que vem são os Battery sense, data sense, e storage sense, que obviamente fazem verificações, para bateria, wifi e dados, e o armazenamento respectivamente.

Jogos


Eu quase me esqueço de comentar sobre esse aplicativo, infelizmente ele esta quase inútil, já que os jogos ficam na lista de aplicativos, e faz com o sistema fique feio e desorganizados, visualmente teve poucas mudanças, e seguindo o exemplo do xbox music, o hub jogos esta um tanto lerdo, então é bem mais rápido ir na lista de apps.

                        
 

Teclado novo


Sim isso mesmo, o WP ganhou o teclado Swype, apenas deslize os dedos e suas conversas serão mais rápidas, eu ainda estou me acostumando, mas pelo que testei, é muito eficiente, as palavras são corrigidas com muito êxito, sem erros e a digitação é extremamente mais rápida, e mais fácil, e quem sente falta, vai se alegrar ao deslizar o dedo e ver suas palavras sendo escritas tão facilmente.
Loja
A loja também mudou, agora tem um novo layout, e também lhe dá sugestões no seu perfil, além disso o desenvolvedor pode dar feedbacks nos comentários, o que ficou muito mais legal.


 
                     

O que poderia voltar a ser como antes?

Claro que o xbox music, deveria ser como antes ate concordo com a separação dos apps, mas sem mudanças drasticas no layout, e sem comprometer a funcionalidade do aplicativo. O hub games tambem estava muito bom, bem organizado, talvez acrescentar um menu com letras seperando os jogos seria legal, mas que os jogos continuasse no hub de jogos, não na minha lista de aplicativos.

A sincronização com redes sociais como antes, postar diretamente, rapido, tirar a foto e postar, foi uma caracteristica importante para mim, e é a identidade do sistema, e eles tiraram assim do nada, e claro upar imagens para o onedrive, era uma mão na roda.

O que poderia mudar?

Sinceramente eu mudaria apenas a central de notificação, para se diferenciar do iOS e android, e faria algo semelhante a  do nokia N9, um simples swipe para o lado e todas as minhas notificações estão ali.

Vou me arrepender?

Não, apesar de ter alguns problemas, e bugs, é compreensivel, pois é uma versão preview, onde os devs, relatam bugs, etc e tal, então vai ser comum ter uns bugs, mas o sistema esta muito leve, esta liso, fluido, mais fluido do que antes, não trava, desliga, ou fecha apps sozinhos, e aquela tela ‘retomando’ nem existe mais praticamente, a microsoft tentou fazer um sistema, versati, personalizavel, e fluido e conseguiu com essa atualização.

 

Então por enquanto é isso pessoal, o texto foi longo, mas tentar resumir a experiencia com windows phone em poucas linhas é complicado, tem muitas novidades por vir, e não toquei em assuntos como gerenciador de arquivos, ou a nova lockscreen, como ainda não foram lançados não podemos analisarmos, mas logo que forem lançados faremos uma atualização no post, e não se esqueçam de nos dizer sua experiencia com o WP 8.1, e se vai ou não atualizar!!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário